quinta-feira, 23 de junho de 2011

Indonésia vai resolver problemas de fronteiras não resolvidos incluindo Timor Leste

Triyono WIbowo
Vice-ministro das Relações Exteriores Indonesia
 
Indonésia vai realizar diversas reuniões nos próximos meses para resolver problemas de fronteiras não resolvidos com a Malásia, Vietnã e Timor Leste, disse uma autoridade nesta quinta-feira.
Indonésia concluiu quase todo o seu mar territorial e plataforma continental acordos de fronteira com seus vizinhos, com exceção daqueles com os três países, bem como com Cingapura, Filipinas e República de Palau, diretor da política regional e de segurança Rachmat Budiman afirmou.
"Com o Timor Leste, 90 por cento da fronteira terrestre que foi acordado, mas três segmentos não resolvidos permanecem em negociação. Os dois países têm como alvo para resolvê-lo o mais rapidamente possível dentro deste ano. Vamos realizar uma reunião no futuro próximo ", disse ele à margem da conferência anual sobre o Direito do Mar e assuntos oceano, onde os estudiosos se reúnem para discutir diplomacia fronteira marítima.
Após o acordo sobre a fronteira terrestre foi concluída, Indonésia e Timor-Leste vai começar a negociar as fronteiras marítimas.
Num futuro próximo, a Indonésia também realizar uma reunião com o Vietnã para determinar a fronteira da zona económica exclusiva seguintes três reuniões anteriores, e um acordo em 2003 sobre os limites da plataforma continental, Rachmat disse.
Indonésia teve sua última reunião com a Malásia por uma disputa de fronteira, em Bali, em abril. Embora tenha havido progresso na série de negociações, cinco segmentos continuam por resolver, disse ele.
"As negociações ainda estão em andamento para resolver desacordos sobre os cinco segmentos. Nas partes norte e sul do Estreito de Malaca e no Mar da China Meridional, que ainda estão a negociar sobre as fronteiras da Zona Econômica Exclusiva ", disse Rachmat.
"Como para as fronteiras no mar de Sulawesi, onde as violações ocorrem com freqüência, não chegaram a um acordo, tanto em termos de mar territorial e os limites da plataforma continental, devido a vários problemas técnicos. Não é um impasse, ainda estamos negociando. "
Os dois países criaram uma fronteira provisória do mar territorial, mas ainda estão trabalhando em cerca de 12 milhas náuticas da fronteira no norte de Kalimantan e da parte oriental da ilha Sebatik, disse ele.
Ele disse que as Filipinas havia parado uma negociação com a Indonésia, citando problemas internos, mas que os dois países fizeram uma declaração conjunta para continuar o processo.

Indonésia e Cingapura recentemente se reuniu pela primeira vez para discutir para as fronteiras dos dois países marítimos na parte oriental do estreito de Singapura. Como com o Palau, a Indonésia tem realizou duas reuniões para discutir os limites da plataforma continental e zonas económicas exclusivas.

Vice-ministro das Relações Exteriores Triyono Wibowo disse que a Indonésia iria continuar a implementar a diplomacia de fronteira através de diferentes métodos e plataformas, incluindo negociando as terras remanescentes e as fronteiras marítimas e resolvê-los com a maior brevidade possível, reuniões pelo menos uma vez por ano

 

Sem comentários:

Enviar um comentário